quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pneumonias e mais pneumonias

Maio... começou bem, apesar da Joana continuar constipada.
A medicação estava a acabar e estavamos ansiosos para saber se o tratamento tinha ou não resultado. Pois bem... passaram apenas dois dias e a Joana voltou a vomitar sangue... fomos às urgências. Voltou à medicação até fazer nova endoscópia no HSJ. 
Passaram mais uns dias e lá fomos nós fazer o exame. Agora já era uma certeza, a Joana iria precisar de ser operada ao estomago e ao esofago e quanto mais depressa melhor. Para além do refluxo esofagico a Joana tinha também uma hérnia no hiato. Ficou combinado que dali a duas semanas a Joana seria operada no HSJ, mas para isso teria que estar sem qualquer medicação até ao dia da operação.
Voltamos a Vila Real, chegadas ao Hospital, notei que a Joana estava muito quente, pedi à enfermeira para medir a temperatura... 41,5º!
Claro está, ficou internada... veio-se a verificar que a Joana estava com outra pneumonia.
Mais uma semana de internamento e lá fomos nós para casa ainda a tempo de "festejar" o meu aniversário... 
Cada dia que passou, e foram apenas cinco dias, a Joana ficava cada vez pior. Falamos com os médicos que nos aconselharam a tirar parte da medicação, pois podia ser um efeito secundário.
Mas, não... não era.
Novamente urgências... novamente pneumonia. Desta vez com o quadro clinico mais agravado... dificuldade respiratória, hipoxemia, achados anormais no exame radiologico... nas análises deu negativo para todos os virus pesquisados...
Mais uma semana, mais medicação e quando pensamos que iamos ter alta... eis que surpreendentemente a Joana estava pior!
Estava por isso, a fazer pneumonias atrás de pneumonias... chegando-se à conclusão de que estas se deviam à aspiração do refluxo esofágico para os pulmões.
A operação não podia esperar mais...

1 comentário:

  1. Carlinha,

    é com enorme admiração e carinho que leio e partilho as tuas palavras, todas elas são fonte de coragem e ânimo para mim.
    Um beijinho grande para os 3!
    A.Sousa

    ResponderEliminar