quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dias de Angústia Cont.

Para começar, aquilo que seria quase certo que a Joana teria, a osteogenese imperfeita, não se veio a verificar, deu negativo, assim como a Trissomia 18.
No entanto, como mãe, gostaria de partilhar um momento muito especial mas ao mesmo tempo aflitivo... o momento em que peguei pela primeira vez na minha filha ao colo... foi ao sétimo dia.. à hora de almoço achei que a Joana estava um pouco quente e perguntamos à enfermeira se ela não estaria com febre, foi-nos dito que não, pois ela estava na incubadora onde havia um fio que lhe tirava a temperatura corporal de tantos em tantos minutos, fomos "descansados" comer alguma coisa. Quando voltamos, foi-nos dito que a Joana estava com temperatura e que lhe tinham dado medicação para baixar a febre, passaram algumas horas e a temperatura não baixava... pelo contrário, subia, chegou aos 39º... a Joana começou a chorar e as enfermeiras como não lhe podiam dar mais medicação, decidiram tirá-la da incubadora e colocá-la ao meu colo... posso dizer que foi uma sensação de alegria mas também de pânico... inexplicavelmente a Joana acalmou e a temperatura baixou para valores normais em pouco tempo... por causa deste episódio foram feitos mais exames por suspeita de sépsis, o qual deu negativo.
Foram-se passando os dias e a Joana foi vencendo cada batalha, saiu da incubadora e passou para o berçário, iniciou Fisiatria ao décimo oitavo dia o que veio ajudar na sua evolução.
A Joana apesar das dificuldades na alimentação "aprendeu" a mamar depois de vinte e dois dias a ser alimentada por sonda.
Fez ressonância às três semanas de vida, na qual não apareceram alterações, assim como o estudo metabólico preliminar sem aparentes alterações de relevo.
Passamos vinte e oito dias na neonatologia, onde aprendemos muito e onde conhecemos pessoas que irão ficar sempre na nossa memória e no nosso coração... Finalmente fomos para casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário